• fullslide1
25 - fevereiro - 2018

DE QUE COR?

De que cor pintar?!

A maioria das pessoas parece pensar que a capacidade de combinar com sucesso cores e criar projetos harmoniosos é algo em que você nasceu ou não. Mas mesmo que o talento natural seja importante, não é tudo o que você precisa para se tornar um ótimo designer, mesmo que seja apenas sua casa, você está decorando. Combinar cores é algo que você pode aprender e preparamos algumas dicas para você tentar.

Determinando o esquema de cores

Antes de tudo, você precisa saber como as cores funcionam e o que elas representam. Então você também tem que levar em consideração as preferências pessoais da pessoa que vai usar o espaço que você está projetando. Se você planeja redecorar sua própria casa, pense em quais cores você mais gosta. Isso irá ajudá-lo a determinar um esquema de cores sobre o qual você deve se concentrar.

Pense no estilo e na atmosfera

Algumas cores funcionam melhor com certos estilos do que outros. Por exemplo, um interior acolhedor em estilo rústico exige cores como bege, vermelho, talvez alguns amarelos ou alguns neutros. A decoração neste caso será simples e monocromática, com poucos contrastes. Em um espaço moderno ou contemporâneo, cores dinâmicas e vibrantes complementam esse estilo perfeitamente.

Você também precisa pensar sobre a atmosfera que você está tentando criar. Você não pode criar uma decoração relaxante e suave se você estiver usando cores néon ou tons muito escuros. Você deve considerar usar algo neutro, algo agradável aos olhos, como os pastéis, o bege ou mesmo algo simples como o branco. Para uma decoração mais dinâmica, você pode usar fortes contrastes e combinações inesperadas de cores.

Espaços ativos vs. passivos

O tipo de espaço que você está planejando na decoração também é importante. Alguns ambientes podem ser considerados ativos e incluem áreas como a sala de estar, a cozinha, a sala de jantar, áreas onde geralmente há muita energia. Alguns espaços são passivos como os quartos e banheiros. Estes são os ambientes onde a atmosfera precisa ser suave e calmante, então tenha certeza de usar as cores certas. Mas, mesmo após pesquisar e ainda ficar em dúvida sobre qual cor escolher saiba que às vezes você não precisa seguir as teorias de design e a roda das cores para encontrar um esquema de cores eficiente. Escolher cores é uma tarefa altamente subjetiva, e quando se trata de decorar sua casa, o melhor sempre é escolher o que lhe faz bem.