• fullslide1
22 - março - 2018

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

ÁGUA É NOSSA MAIOR RIQUEZA, ECONOMIZE! 

       22 de março é o Dia Mundial da Água! Leia e compartilhe as dicas a seguir e faça sua parte para ajudar a reduzir o consumo de água na sua cidade e estado, no seu país e até no mundo!

       Com mais e mais áreas lutando com as secas, a conservação da água é mais importante do que nunca. Mesmo que você não esteja vivendo em uma região atingida pela seca, cortar o consumo de água também significa uma conta de serviços públicos mais baixa e ajuda a conservar um recurso precioso.

       Independente das atitudes que você toma para diminuir seu consumo, há muitas maneiras grandes e pequenas de economizar água em casa. Não se preocupe se você não puder fazer tudo nessa lista, o importante é começar e fazer o que você puder. Até mesmo algumas pequenas mudanças podem resultar em centenas de galões de economia de água a cada ano e por isso trouxemos essas 07 dicas de economia de água para que você faça sua parte e contribua para um mundo melhor!

DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA

Corrigir seus vazamentos

Antes de tudo, o ideal seria que o seu apartamento fosse verificado por um profissional para checar se há vazamentos em torneiras, chuveiros, máquina de lavar e descargas. Problemas com escape podem significar um grande desperdício de água. Um pequeno gotejamento de uma torneira desgastada, por exemplo, pode desperdiçar 20 galões de água por dia!  A maioria das peças de reposição é barata e fácil de instalar, por isso o reparo desses defeitos é de maior importância não só na economia de água mas como na economia da conta no fim do mês.

 

Escolha equipamentos eficientes

Arejar suas torneiras, investir em um vaso sanitário de baixo fluxo, escolher chuveiros eficientes e optar por uma máquina lava louças e máquina lava roupas com classificação Water Sense pode resultar em grandes economias de água.

 

Arejadores de torneira

Fruto de desejo de quem vai escolher os metais da nova obra, são as torneiras. São várias marcas e modelos, muitas opções e preços, mas fique atento às torneiras com arejadores. O arejador é uma peça acoplada nas torneiras que mistura ar no jato, fazendo com que você sinta um volume maior saindo da torneira. Uma torneira normal utiliza de 14 a 25 litros de água por minuto, enquanto uma com arejador utiliza de 6 a 10 litros por minuto. O resultado disso é fim do desperdício.

 

Redutores de vazão

Uma peça de fácil instalação pode diminuir pela metade a quantidade de água que sai das torneiras e chuveiros. Conhecida nas lojas como redutor de vazão, elas podem ser encontradas em diferentes modelos e kits, e o melhor é que a instalação é simples e não requer contratação de encanador.

Os redutores são pequenos anéis que controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques reduzindo assim o consumo e gerando menos desperdício. O chuveiro pode representar entre 28% e 54% do consumo em um apartamento, dependendo do modelo. No Brasil, em um banho de 15 minutos com chuveiro elétrico e o registro meio aberto, são gastos 45 litros de água. Já com o redutor instalado o consumo cai em 32%.

 

Chuveiros inteligentes

Poucos sabem, mas a escolha do chuveiro elétrico já faz uma grande economia, pois esse tipo de dispositivo é muito mais econômico em comparação ao chuveiro comum ou a ducha.

Cada minuto que você gasta em um banho de energia consome até 17 litros de água. Mas existem hoje no mercado produtos equipados com temporizador, que monitora o tempo gasto no banho por exemplo. Mudar para um chuveiro eficiente permitirá que você ensaboe em menos água, o que significa que você economizará na água e nas contas.

 

O Dual Flux

Um apartamento libera em média 5 mil descargas por ano. Sistemas modernos de descarga dupla economizam grandes quantidades de água. Eles usam apenas 6 litros - ou 4 com um flush reduzido – de água a cada disparo, muito menos do que os 13 litros para cada descarga de estilo antigo. Por isso, a orientação de especialistas é trocar a descarga para um modelo de Dual Flux ou duplo acionamento.

Mas se você não puder investir em um novo vaso, consiga uma garrafa pet de ate 2 litros e coloque dentro da sua caixa. Acredite ou não, mas a diferença será impressionante.

 

O uso inteligente

Por fim, acima de qualquer dica que você possa seguir, a melhor forma comprovada de reduzir o consumo no seu apartamento é apenas uma: seja consciente! Desligue as torneiras enquanto escova os dentes, lava louças ou lava alimentos, tome banhos mais curtos e não esqueça de adotar comportamentos mais racionais.